Barra Topo Nacional Consultas
Endividado ou Inadimplente

Endividado ou Inadimplente? Entenda a diferença

O imaginário dos consumidores sempre se vê às voltas com palavras que fazem uma pequena confusão na hora de conceituá-las. Em tempos de crise econômica e desemprego, as pessoas costumam escutar esses dois termos com frequência nos noticiários, mas você fica sabendo aqui como diferenciá-los para limpar o nome de vez.

 

Estar endividado

Quando você finalmente encontra condições para financiar a tão sonhada casa própria, é preciso ter a total ciência de que a quitação dessa dívida pode estar longe de ser efetuada. Isso acontece porque ao financiar o seu imóvel, as prestações podem levar anos para serem acertadas.

Sendo assim, enquanto você estiver pagando as parcelas de sua casa, você deve considerar sua condição de estar endividado; afinal de contas, o valor inteiro da aquisição não está completo e, além disso, você conta com a prerrogativa de contar com créditos disponíveis no mercado. Mesmo com a consciência de débito e com a vida organizada, sua situação é de endividado. A partir do momento que você deixa de pagar as contas, sua condição se torna a de inadimplente.

 

Estar inadimplente

Entretanto, o fato de atrasar em alguns dias o pagamento de dívidas não torna necessariamente você um inadimplente.  Muitos lugares consideram a inadimplência após o 90º dia sem que haja nenhuma quitação ou negociação.

Mas como esse prazo de 3 meses não costuma ser um consenso entre as empresas, o melhor mesmo é evitar o atraso do pagamento de uma dívida para fugir dos juros e de outras consequências, como a retomada da casa pelo banco financiador, para finalizar o exemplo dado no início deste artigo.

 

Manter controle sobre as dívidas é o melhor caminho

A melhor alternativa é que você tenha o total controle sobre seus débitos e evite gastar mais de 30% de sua renda líquida. Se você precisar de uma ajuda, nós listamos 10 excelentes dicas para limpar o seu nome dos órgãos de proteção ao crédito.

ESCREVA SEU COMENTÁRIO